Dica da blogger: Em Busca de Um Final Feliz!

Há livros que não estão no rol da "modinha", não são lindas histórias de amor com finais felizes, mas que mesmo assim valem muito mais que a pena ler! São histórias reais, de vidas verdadeiras, de sofrimento real. Assim é o brilhante livro da autora premiada com um Pulitzer em 2000.

Há algum tempo sinto-me atraída sobre culturas diversas da minha, quanto mais diferente for mais me atrair (e não, não  é pela novela, porque realmente não gosto de olhá-las, o que me fascina são livros). Assim cheguei ao meu gosto sobre a Índia: o pais das cores, aromas e sabores....eu não o conheço mas posso senti-lo através da descrição de Katherine. Falo do pais de verdade, das pessoas simples.

Katherine esteve por quatro anos fazendo este "estudo" que acompanha um documentário, gravado em vídeo, sobre a vida dos moradores de uma favela situação ao lado do aeroporto internacional de Mumbai, a favela de Annawadi. Relatando diretamente seus conflitos, necessidades, assim como a imensa desigualdade social que a maioria da população indiana vive (mesmo com todo o avanço tecnológico e crescimento e até mesmo ressaltando o contraste disso tudo), além da corrupção (onde cada um vira-se como pode para vencer as dificuldades financeiras). Tendo como foco principal as intrigas e brigas dos moradores da favela que culminou com uma moradora que ateou fogo ao próprio corpo e as conseqüências dessa atitude e reflexos sobre todos os moradores. Isso tudo está descrito em "Em busca de um final Feliz". Um livro muito cru e verdadeiro, sem pudor, direto.

De fato para qualquer pessoa que tenha convivido ou tentado conviver com indianos pode ter uma pequena noção da dificuldade que é fazer-se entender por eles (eu mesma aprontei a peripécia de tentar amizades on-line para aprender mais sobre sua cultura, mas desisti), e fazê-los entender a cultura a qual pertencemos, logo, o trabalho da autora foi realmente muito difícil e árduo.


Indico o livro (por que não tenho conhecimento de como ter acesso ao documentário gravado e se a autora de fato o disponibilizou) para aqueles que tem interesse não apenas em novas culturas, mas que tem particular interesse nos problemas sociais e políticos, e no ser humano e suas mazelas diárias, na busca em entender como isso ainda acontece nos dias de hoje e como o caminho que trilhamos é difícil, seja numa favela brasileira ou em uma favela na Índia.

*PS. quer conhecer melhor a autora e sua obra leia também a reportagem em : http://www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/50435

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A droga de uma secretária

Friendship never ends

Exausta